Empresa de Segurança: InterSeg http://www.interseg.com.br/servic.htm - slogan: "Profisionalismo e Responsabilidade"
Empregado: Jackson R. de Oliveira
Local: Brascan Mall, R. Floaquim Floriano, São Paulo. Shopping aberto, com 6 salas de Kinoplex, restaurantes chiques, no mesmo complexo do Hotel Staybridge.
Data: hoje, 05 de fevereiro de 2012, domingo, por volta de nove horas da manhã.
Ele com voz de PM (é isso que o treino deles inclui - a intimidação): Senhora!
Não pode ficar com os pés na cadeira.
Não dou bola. Os berros não me intimidam. Ele insiste no 'Senhora' mais alto.
Eu: Mostre-me o regulamento de que seu colega falou.
Ele: As normas aqui quem faz somos nós, os seguranças.
Pego uma caneta, levanto-me e me aproximo para ler o crachá dele. E diz só o primeiro nome, mas deixa-me ler o crachá. Sento-me apoiando as pernas na cadeira e tomo nota imediatamente do nome dele, do da empresa e do que ocorria.
Ele puxa a cadeira na qual eu apoiava as pernas.
Eu: Você não pode fazer isso.
Ele: A senhora é que não pode.
Toma mais notas.
Ele e mais outro segurança continuam junto à mesa que eu ocupava, tapando o sol que queria tomar e ainda me contrangendo, apesar de eu ter sido obrigada - como eu narro - a me sentar como eles ditaram.
Eu: Por que vocês continuam aqui?
Ele: E aí? Aqui é meu lugar de trabalho . Tenho o direito de ficar onde eu quiser.
Não respondo. Tomo mais notas. Ao terminar. Levanto-me e vou para outra mesa.
O segurança troca palavras com um dos gerentes do Kinoplex - que eu conheço de longa data, como frequentadora do cinema. Eles veem que eu os observo e logo encerram a conversa.
Sento-me agora ao lado de outra mesa ocupada. Tudo muda quando há testemunhas bem perto.
Jackson some. E seu colega também. Surge uma segurança, mulher, que se dirige para local onde o segurança geralmente fica observando a praça.
Está é a zilionésima ocorrência tenebrosa com seguranças que parecem de primeira linha. Já houve caso até com o chefe da segurança do Shopping Iguatemi, que narrei aqui. E outros com seguranças ralés - um deles matou o herdeiro primeiro dos Filtros Europa, também registrado aqui (ver entre links de casos abaixo).
Um dos meus desejos para este ano diz respeito aos abusos dessa zilionária indústria de emprega 'jacksons' - um perfil e tanto. Nada mais vou dizer sobre esse perfil aqui. O diálogo acima basta.
A sociedade confia sua segurança a esses jacksons. Só mais uma palavra agora:
Gente!!
Caso Shopping Iguatemi - protagonista inclui chefe da segurança
Iguatemi - O chocante "charme" da equipe de segurança
Caso Drogasil - segurança me arrasta pela loja e me joga na calçada. Empregados riem. Era muito tarde, sem outras testemunhas até onde sei.
Violência gratuita, apoiada por empregados, em loja do Rei das Drogas
Comentário de leitor:
Fiquei estarrecido mas de certa forma não surpreso. A truculência, filha bastarda da ignorância, campeia solta e geralmente mais expressivamente onde estão os que se apartam dos 'diferenciados'. E os 'diferenciados' somos todos os que não veneram a plutocracia reinante. O negro que reveste os de 'terno' sem ternura é o identificador desses autômatos descerebarados. Urge sim que contraponha a esse tipo ignominoso desvio de conduta .No mais sou solidário mesmo sabendo que possamos parecer quixotes para esses energúmenos .abraço afetuoso.
Caso padaria chique Dona Deôla, em frente ao hospital Samaritano, Higienópolis.
Meses antes de matar o herdeiro, 29, dos Filtros Europa, o segurança esmurra a porta do banheiro da padaria que eu usava, se dirige para mim ameaçadoramente; acho que só escapei de facadas porque havia empregados próximo, preparando o buffet.
CONHECI O CAPANGA DA PADARIA, O ASSASSINO DE DÁCIO, 29 ANOS
Artigo que propus à comissão de professores da FEA-USP, para apresentar em seminário. Foi preterido por essa comissão. Foi elogiada por professora também da FEA-USP, não ligada a tal seminário (leia-se também panelinha...)
Muito cuidado nesta hora
SEGURANÇA-Pro-bre-ma: quanto gastamos com xerifes de araque e perigosos?
E isso não contempla nem metade dos casos por que passei ultimamente. Não faria outra coisa, se fosse relatar todos. Mas vou dar prioridade a isso. Está planejada uma postagem com uma lista de todas as ocorrências de que me lembro.
Much of the discourse all around is power-oriented. Our texts, rather, will be appreciated by those brave enough to leave the good life of obedience in order to grow and take risks for the benefit of a multitude of others. Welcome! PORTUGUÊS acesse "apresentação do blog" abaixo
Sunday, February 5, 2012
INTERSEG - CASO REAL DE ATUAÇÃO DE SEGURANÇA. BASTA DE 'SEGURANÇAS' ABUSANDO DE, E MATANDO, GENTE INOCENTE
SEARCH BOX ~ BUSCA
THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.