Wednesday, February 1, 2012

O que significa panos quentes?

Ao fazer uma busca em grande site de pesquisa da internet, surgiu em primeiro lugar a definição do site "dicionário informal". Verifiquei outros termos ali e fiquei decepcionada. É do tipo colaborativo, como a Wikipedia, mas tende para o falho.


Para começar a apontar as falhas, cheguei à expressão pelo link recuperado pela busca; porém, ao pedir "panos quentes" no próprio site, o resultado é "não definida". O site não encontra 'partes', só o todo "colocar panos quentes".


Segundo, diz o site que colocar panos quentes é "tentar apaziguar uma situação que tende para briga". É definição falha. A expressão envolve hipocrisia, dissimulação. Além disso, leva a entender que se colocar entre os combatentes a ponto de se atracarem, para apartá-los, é colocar panos quentes. Não é. Colocar panos quentes não diz respeito a ação, mas a embromação. E daí "para baixo", como indica os outros sinônimos que já ofereci.


Tanto é "mais embaixo" que a Receita Federal tem um operação com esse nome:


A Operação Panos Quentes é acionada sempre que a Receita encontra indícios de irregularidades na entrada de produtos têxteis no Brasil.

(http://amanha.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2826&Itemid=69
acessado hoje)


"Irregularidades", viram? E, claro, a expressão também é usada por conter "panos" e, assim, aludir ao setor têxtil, foco da tal operação da Receita. A Operação Panos Quentes 3, diz o conteúdo cujo link está acima, divulgou seus resultados em dezembro último. A Receita recorre, assim, a uma expressão que eu julgava pouco usada, para nomear uma forma de operação em vigor, que pode ser implementada a qualquer tempo.


E, fundamental aqui, envolve a operação lida com fraudes. As irregularidades encontradas na operação 3 foram: "fraude de origem (do produto) ou na declaração do valor do produto, ou na declaração falsa do tipo de produto"...


Portanto, colocar panos quentes é coisa, sim, de hipócritas; é um tapar o sol com peneira, quando é impossível tapar, mas o hipócrita tentar fazer do sol um lua nova. Ah! Gostarem dessa? É minha. Se aquele site não fosse ruim, iria oferecer essa definição para eles. Como é ruim, fica só aqui, para meus ilustres - e ilustrados - leitores.


E nada de panos quentes, ok? Mirem o restante do título do blog: rios de letras em brasa. É esse o melhor antônimo de "colocar panos quentes", e não "colocar lenha na fogueira", como aponta aquele site ruim.


A propósito, toda essa atenção - afinal!, devem estar clamando alguns - à expressão do título, em português, do blog, vem associada ao título de rei/rainha dos panos quentes. Já elegemos um rei antes - Carlos Heitor Cony, quando o papa se entrometeu pessoalmente (que coisa séria, hein!) na Questão Abortiva das eleições que colaram Dima Rousseff no poder. Cony escreveu na Folha que o papa "apenas dava ordem a bispos, seus subordinados".


Veja aqui por que Dilma Rousseff é a nova eleita.

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.