Wednesday, September 7, 2011

VIRANDO A NOITE E DORMINDO DE TOCA - O QUE O MANUAL FUVEST 2012 DEIXA DE DIZER

Tendo feito denúncia no Ministério Público, não consegui que a Folha se "interessasse" pelas muitas irregularidades no vestibular para a USP. Tudo acabou em mais um vexame que quase ninguém viu. A Fuvest mudou os procedimentos relativos às chamadas sucessivas. Mas ainda enrola aviltantemente a sociedade.

Para que você tome uma decisão mais consciente, antes de detonar os cento e vinte reais (por que vinte porcento de aumento na inscrição, em tempos tão risonhos?), INFORMO que:

1. A FUVEST N-Ã-O divulgará (assim como não o fez no vestibular anterior) as notas e classificação de nenhum dos candidatos.

Você acha que se trata de concurso público? Foi enganado. SOMENTE APÓS FAZER A PRIMEIRA (e mais importante) CONVOCAÇÃO para matrícula - uma convocação por lista apenas nominal e em ordem alfabética -, a Fuvest dará, a cada candidato, a possibilidade de cadastrar login para ver APENAS as notas dele. Você não terá como verificar as notas dos demais candidatos, o que é um acinte para a sociedade como um todo.

2. Se você escolher uma "carreira" com mais de um curso, e ficar satisfeito em poder, assim, concorrer para mais de um curso, deve considerar as desvantagens que os manual não diz:

a) Você não saberá sua colocação no vestibular para nenhum dos cursos que escolher. Em nenhum momento. A exceção é você tirar o primeiro lugar da "carreira". Note que carreira não é o mesmo que curso!

b) A classificação que o sistema da FUVEST mostrará para você - mediante aquele login de que já falamos - é APENAS uma classificação geral na carreira. Ilustrando, se você escolher a carreira em que o curso de Física está inserido, junto com dez outros cursos, você só saberá sua classificação considerando todos, todos os candidatos com opções em quaisquer dos onze cursos. Ou seja...

c) Sua classificação na "carreira" que o sistema informará a você, mediante login, leva em conta o desempenho de todos os candidatos, independentemente das opções. Assim, você concorre também com candidatos que fizeram opções de curso diferentes da sua.

3. A FUVEST se recusa a esclarecer como preenche as vagas quando as carreiras têm mais de um curso. Apenas declara que segue rigorosamente a classificação... que classificação? Ora, as vagas são para cursos. Se a FUVEST não divulga a classificação nos cursos, não há como candidatos e sociedade fiscalizarem tal "rigor".

Mesmo quando a "carreira" contempla apenas um curso, um candidato não sabe as notas, nem a classificação dos demais e, portanto, tampouco tem como fiscalizar.

Há mais: fiz o FUVEST 2011 e, quando pedi minha nota de redação, por email, a FUVEST informou uma nota em desacordo com o manual, afirmando que o máximo de pontos possível era 80, quando o manual diz 50. E não respondeu quando apontei a divergência.

Isso tudo também serve de convite para você "cair na real", caso vire uspiano. Não há razão para orgulho, mas ensejo para uma preparação - sombrios anos o aguardarão.

CONTINUE ROLANDO A PÁGINA E ENCONTRARÁ DETALHES SOBRE AS IRREGULARIDADES E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO.

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.