A "Reescolha", novidade em relação ao vestibular anterior, é graças a mim. À minha iniciativa de denunciar 10 irregularidades no vestiublar FUVEST, junto ao Ministério Público.
A "novidade" passou a existir em virtude da irregularidade 10 que eu apontei. As outras irregularidades persistem, porque a USP acha que ainda pode se "sair bem" com as desculpas que dá a uma sociedade em grande maioria facilmente enganada.
A Folha de S.Paulo recebeu, através de um de seus jornalistas, todo o teor da denúncia, com as 10 irregularidades. O jornalista sumiu.
É por isso que temos tanta maracutaia. Nossa covardia as alimenta. E ainda assinamos tais jornais.
As desculpas da USP são:
1. "É bom uma carreira com vários cursos, porque o candidato tem mais opções"...
Isso sequer toca no ponto da irregularidade, que é: nem todos os candidatos têm esse "privilégio" de poder se inscrever para mais de um curso!
Então, temos: se é tão bom, por que não é aberta tal regalia a todos os candidatos? E, ainda mais importante, NÃO pode haver, num concurso público como o da FUVEST, desigualdade de condições entre candidatos. Ou seja, todos têm de competir em igualdade de condições. E isso não acontece no FUVEST.
O "privilégio" de poder se inscrever em mais de um curso gera diferenças em relação à classificação do candidato, que determina - maracutaias à parte - a obtenção de vaga ou não.
Os candidatos não sabem - o Manual não diz - que a "classificação na carreira", a classificação que a FUVEST informa ao candidato (se este fizer cadastro - imenso - e login), leva em conta, em caso de haver 'várias opções', o desempenho de candidatos com opções de curso DIFERENTES.
Por exemplo, vc só quer concorrer para Astronomia. Esse curso não está isolado numa "carreira" mas está dentro da "carreira 790" que tem... 11 cursos. O que vc não sabe, o que o Manual do Candidato não diz: sua "classificação na carreira", a ÚNICA classificação que a FUVEST-USP vai dar a você (e a cada um dos candidatos, privativamente, mediante um login), vai levar em conta toda a galera que escolheu um ou mais cursos da tal carreira 790.
Assim, você, que só quer Astronomia, vai competir, para fins de sua "classificação na carreira", não apenas com candidatos que também escolheram Astronomia, mas com candidatos a dez outros cursos diferentes de astronomia!
Pois!
Então, como é que a FUVEST/USP, num "momento posterior" vai desembolar toda essa galera e considerar a "preferência do candidato"?
Ah! Isso é mais um segredo. A FUVEST não revela, não. Nem sequer tem desculpas para dar.
Demais desculpas em próxima postagem.
Este fim de semana vou procurar divulgar mais uma rodada de perguntas-e-respostas sobre o assunto, em continuação à primeira. Você já leu essa primeira rodada?
Much of the discourse all around is power-oriented. Our texts, rather, will be appreciated by those brave enough to leave the good life of obedience in order to grow and take risks for the benefit of a multitude of others. Welcome! PORTUGUÊS acesse "apresentação do blog" abaixo
Friday, August 5, 2011
SEARCH BOX ~ BUSCA
THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.