7. INFORMAÇÃO desigual entre candidatos em virtude de diversidade na definição de “carreiras”. Tal desigualdade não foi comunicada aos candidatos em edital.
Não é informada a classificação por cursos, quando o candidato optou por mais um um curso. A classificação “na carreira” é o único parâmetro de classificação que a FUVEST revela ao candidato. O preenchimento de vagas, entretanto, é por cursos. Assim, além da desigualdade na competição entre candidatos antes apontada (item 6), há também desigualdade na informação: há candidatos que, a partir da “classificação na carreira”, sabem também a sua classificação no curso que escolheram (por haver um único curso na “carreira”). E há os candidatos que não sabem e continuam sem saber sua classificação nos cursos que escolheram – a FUVEST não informa.
O candidato a cursos “agrupados”, apenas com a classificação determinada pelo “olhar inicial” (termo da FUVEST no email) que ignora cursos e opções dos candidatos, não tem como chegar à sua classificação por cursos que escolheu, pois desconhece não apenas as opções dos demais candidatos concorrendo na “carreira múltipla”, como desconhece até mesmo a classificação “inicial”, na carreira, dos candidatos com os quais compete, porque a FUVEST decidiu-se pelo segredo (item 4 acima).
O Manual do Candidato é omisso quanto a essas desigualdades determinadas pela “inovação” da FUVEST de agrupar uns cursos enquanto não agrupa outros.
Tal inovação afeta também a forma de preenchimento de vagas, matéria do item 9, adiante. No próximo item (8), vamos demonstrar minuciosamente que o candidato a cursos “agrupados” fica às cegas, por não ter sua classificação no curso, mas apenas na “carreira”.
OBS: O candidato que escolhe uma “carreira solo”, e, portanto, apenas um curso, não pode fazer outras opções, o que está estipulado na página 3 do Manual do Candidato, primeira coluna.