Até o momento, não sabemos como será, pois ela assumiu a posição do ex-presidente Lula, que é impossível moralmente. Ele diz que tem uma posição pessoal como homem de fé e outra como presidente, como homem de Estado. Ora, a gente tem apenas uma moral, e não duas.
Dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília que passa, a partir de fevereiro, a chefiar a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada (ordens religiosas) e Sociedades de Vida Apostólica (de leigos), no Estado do Vaticano. O jornal (Folha) chama esse posto de "ministro", mas não é esse o nome oficial, e sim prefeito. Para os desconhecedores sobre o Vaticano, "prefeito" soa "pouca coisa" e, por isso, o jornal recorre a "ministro". Outra Congregação do Vaticano é a que equivale hoje ao Tribunal do Santo Ofício - a Congregação para a Doutrina da Fé, a frente da qual estava Ratinzger antes de se tornar o papa Bento XVI. Cláudio Hummes recentemente se aposentou, deixando a liderança da Congregação para o Clero. Uma visita ao site do Vaticano - vatican.va - facilmente revela os nomes de todas as congregações. Aviz, 63, passa de arcebispo para cardeal, simultaneamente, nível logo abaixo do pontífice (papa). A citação acima, parte de uma entrevista do arcebispo concedida à Folha, consta de "Dilma precisa explicar suas convicções, diz ministro do Vaticano", publicado em Folha.com, 19.01.2011, cfe. reproduzido em BOL notícias, no mesmo dia. http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/01/19/dilma-precisa-explicar-suas-conviccoes-diz-ministro-do-vaticano.jhtm
A nomeação de Dom Aviz foi uma surpresa, inclusive entre os "vaticanistas" (estudiosos do Vaticano). Para mim, isso é claramente mais um lance no jogo de queda-de-braço entre o governo brasileiro e a Santa Sé, nome político oficial da Igreja Católica. A Santa Sé, mais vulgarmente "o Vaticano", como vemos, aponta logo o arcebispo da capital do País, embora tão desconhecido até na própria Igreja. É através desses cardeais que o Vaticano - mais direta e fortemente ainda - exercerá sua pressão para que a Concordata "entre em vigor". Há muito pouco tempo foi também elevado a cardela o arcebispo de Aparecida, Dom Damasceno, que foi o "representante do Vaticano", conforme apontou a Rede Globo na transmissão da posse de Dilma, a assinar também o livro de posse.
As palavras acima, embora incluam "diálogo", têm um inconfundível tom de ingerência e exigência. Em outra parte da entrevista, dom Aviz apregoa o "direito mudar" caso Dilma também mude.
VOLTANDO NO TEMPO
Promessas em vão
Daremos prioridade a duas coisas muito importantes: tratamento da água e esgotamento sanitário. Dilma, quase presidente.
Ah! Você não percebeu a mancada - esgotamento sanitário... ato falho, diria Freud. De quem está esgotado. No primeiro mês de seu governo... a prioridade deveria ter sido absoluta. Mas não foi. E todo o esgoto na região serrana fluminense mostrou sua revolta.
07.10.2010
Segundo outras fontes, entre elas Valor Econômico, Lula teria, no início de outubro, ameaçado "rever" a Concordata, caso a Igreja insistisse na questão do aborto. Isso me parece estranho. Há "boi na linha".
O que se me mostrou certo, na ocasião, é que Lula e a Igreja (Vaticano) se desentenderam e a Igreja, que até então "orientara" (a palavra politicamente correta, nesse caso, para "fazer campanha") seus fiéis a votarem no PT, passou a bombardear Dilma, sendo o aborto mero apelo emocional para manipular a massa.
Para entender isso melhor, é ainda importante notar que Lula se afastou de Dilma no segundo turno. Lula sequer deu o ar de sua graça na tão "populosa" foto oficial de Dilma como "presidente eleita". Sim, a revista Caras fez, na ocasião, capa da foto de Lula beijando a testa de Dilma, em festa de seu aniversário. Isso porque o povo não distingue mesmo as coisas. Mas os espertos notaram e anotaram que foto "política" não saiu; nadinha de nada.
O que Lula inquestionavelmente fez foi esnobar o Vaticano, o que se depreende de manchete do Estadão, de 30.10, e de tantos outros noticiosos - Lula declara que Brasil é laico. Se ele fizera "ameaça de rever a Concordata" no início de outubro, na véspera do segundo turno ele "chutou o pau da barraca". Considerando seu distanciamente de Dilma durante toda a campanha do segundo turno, e mesmo no momento de vitória dela, a ameaça de rever a Concordata, e assim procurar proteger Dilma dos ataques da Igreja, não se encaixa. Quem acabou "deixando Dilma em paz" foi o próprio Lula!
Bem, Lula pode ter feito duas coisas "descasadas"... de propósito. Mais uma vez.
Pode ter "comprado a briga" de Dilma, ameaçando a Igreja. E, ao mesmo tempo, pulado fora da confusão. Dilma poderia até vir a perder e detonar a imagem de Lula. Mas o fato de ele se ausentar da foto oficial de Dilma vitoriosa... Gente, que história louca!
O que ainda me parece mais plausível e lógico é o contrário: a Igreja ter ameaçado Lula e Dilma. O ponto não seria Lula ameaçar rever a Concordata, mas o travamento dela - ou "esbarrão" - no Supremo Tribunal Federal. E a Igreja disparar, então, ameaças. O Estadão surgiu com esse último fato um mês após a vitória. Mas não disse desde quando a Concordata estava sob impasse. Parece que o jornal intencionalmente esperou a poeira da eleição baixar para falar do "esbarrão" no Supremo.
04.11.2010
DILMA TALVEZ AME O BRASIL, QUE AMA LULA, QUE SÓ AMA A SI.
DILMA NÃO TEM EXPRESSÃO. FORA O SORRISO-DO-MARQUETEIRO. AGORA, O CONTRATO COM ESTE ACABOU. DILMA PARECE MIRAGEM, UM MITO DE "PRIMEIRA PRESIDENTE" QUE NÃO ANULA O MAL-ESTAR DA NAÇÃO "NÃO NORDESTINA". É IRREMEDIÁVEL QUE O NORDESTINO TENHA GANHO A PECHA DE INFANTE QUE SE AGARRA NA BARRA (OU NA BOLSA) DA MAMÃE. ENQUANTO, FINALMENTE, A PORÇÃO NÃO NORDESTINA DA NAÇÃO CRESCE PARA DAR VALOR AO SEU VOTO.DILMA PASSARÁ FEITO RAIO, PARA JUSTAMENTE NÃO ENTRAR PARA A HISTÓRIA MUITO MAL. SERÁ O TEMPO DE ENJOARMOS DESSA HISTÓRIA DE "PRIMEIRA MULHER".
DILMA-SEGUNDO-TURNO ARREFECEU A ONDA DE POPULISMO, "GRAÇAS A DEUS". UM POPULISMO ANTES ABENÇOADO (apoiado pelo Vaticano).
DILMA ESTÁ NA CORDA BAMBA, UMA VEZ QUE A IGREJA CATÓLICA DEIXOU DE APOIÁ-LA A PARTIR DA CAMPANHA DO SEGUNDO TURNO.
LULA, QUE ASSINOU A CONCORDATA COM O PAPA BENTO (NOV 2008), DECLARA, NA VÉSPERA DO DIA 31 (ELEIÇÃO DO SEGUNDO TURNO) QUE O BRASIL É ESTADO LAICO, INDICANDO QUE ELE E A IGREJA ESTÃO AGORA NO MÍNIMO "ESTREMECIDOS". OS JORNAIS, HIPOCRITAMENTE, FINGEM QUE A CONCORDATA NÃO EXISTE - AFINAL, ESTAMOS EM PLENO PROCESSO DEMOCRÁTICO COM ELEIÇÕES... LIVRES.
08.11.2010
D. EUGENIO SALES COMPLETA 90 ANOS - E SE CONTRADIZ A RESPEITO DE DILMA
Em entrevista para o Estadão (hoje, 08.11), o cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, d. Eugênio Sales, deixa-nos com mais uma indicação de que Dilma e o Governo de "Cristo" estão aos tropeços.
"Lamento a conversão forçada de Dilma", declara Eugênio.
Em seguida, ele é indagado diretamente: "Houve uma conversão forçada da presidente eleita?" Diante disso, recua: "Não posso julgar a pessoa. Não sei dizer".
A História sem retoques mostra que todo o governante que colide com o Vaticano-Igreja Católica tem enormes chances de cair.
19.11.2010
MARIANGELA, você tem razão! Puxa, desculpe por antes chamá-la de conspiratória. Dilma cede ao papa.Ok. Aceito o pedido de perdão. Valeu aguardar o 'andamento da carruagem' antes de postar um montão de análise que quase todos acham descabida. HOJE (19 de nov) a Folha de S.Paulo anuncia que Dilma escreveu para o papa. Alusão a isso está inclusive na seção do jornal "Folha corrida" (última página do caderno Cotidiano), que é tudo o que muita gente deve ler de todo o jornal.
Agora, releia (sim, nunca é demais!) o que está logo abaixo, sobre Dilma, governos em geral e ligações com o Vaticano, a Igreja Católica.
Claro que restarão os que tapam até uma notícia dessas com... panos quentes e dirão: "Normal. Eu também escreveria para o papa. Com toda essa urgência. Afinal, eu, como Dilma, acredito em Deus, sou católica e é muito bom ter a bênção do Santo Padre para fazer um bom governo".
Bênção. Tá bom, gente boba. O que mais posso fazer, diante de mentes tão tacanhas? Rezar? Não acredito que mentes assim cedam a milagres.
Para meus leitores arrependidos, e para os poucos que foram lúcidos desde o início, comunico nova postagem, de hoje, 19.11, sobre o Vaticano, sobre o BANCO DO VATICANO. Não percam!
Obs: Agora está no ar - há um título-destaque, chamada e link correspondente mais abaixo. Navegue um pouquinho...
COMO A CARTA DE DILMA ROUSSEFF AO PAPA FOI NOTICIADA NA MÍDIA NACIONAL - apenas o título da postagem está em inglês (LINK abaixo). Até porque NADA encontrei na mídia INTERNACIONAL sobre o assunto. BRAZILIAN HIGH MINISTER IN VATICAN TODAY DELIVERS LETTER SIGNED BY DILMA ROUSSEFF - clippin EM PORTUGUÊS
06/12/2010