Wednesday, November 17, 2010

ANEL DE NOIVADO DE LADY DI EM DEDOS PLEBEUS MUITO MAGROS, MAS NãO ANORÉXICOS

RESUMO: Leia meus comentários sobre o noivado do casal ícone do Reino Unido nos dias de hoje. Ao final, traduzo o anúncio oficial do evento, feito pela Casa de Windsor - a dinastia da atual monarquia britânia


Book Cover
Catherine? Quem é?
Agora ela não será mais Kate, a namorada do filho mais velho da falecida Lady Diana, ex-princesa de Gales. Como noiva dele, quer ser tratada pelo nome. Catherine Elizabeth.


Catherine Middleton é um nome comum. Logo encontrei uma homônima, uma acadêmica na Ryerson University, Canadá. Pela foto, a pesquisadora se parece bastante com a mais importante noiva de hoje, mas com um rosto bem mais 'fofo'. Catherine de William está um palito, tendo emagrecido bastante desde que conheceu seu príncipe.

De todas as fotos que vi hoje, escolhi a que está acima, que corresponde à capa de um livro particularmente profético. Lançado há quatro anos (2006), já se referia, inclusive no título, à "princesa de William". A alusão, contudo, não era exclusiva. Havia ecos disso na imprensa do mundo do "andar de cima".


A noiva do príncipe nasceu em Reading (40 km a oeste de Londres), cidade onde morei e estudei (MSc) no Reino Unido. Kate graduou-se na Escócia, onde conheceu o amor da sua vida na universidade em que ambos estudaram praticamente durante os mesmos anos.


Claro que eu também acompanhava as notícias sobre esse casal - muito provavelmente, futuros reis do Reino Unido. Oficialmente noivos desde ontem, as fotos do 'conto de fadas' em toda parte fizeram muitas coisas pipocarem na minha mente.


A primeira - trinta anos voaram! Lembro-me especialmente da foto do momento em que a Princesa Diana, com o primogênito recém-nascido no colo, deixava a maternidade, ao lado de um - ainda - sorridente Charles, seu marido.


William hoje tem 28. Mesma idade que Ka... Catherine. Quando se casou, Diana era bem mais nova do que Catherine, que parece mais velha do que seu noivo, que por sua vez parece bem mais novo do que seu pai, quando este se casou, também por volta dos trinta.

Uma revista publicou que William, há muito tempo, dissera que estaria pronto para se casar aos 28. E, ao que se vê hoje, quis que a profecia se cumprisse. Mais: como se fosse necessário contribuir para a galhardia da ocasião, o noivo falou de amor à primeira vista. Ela, é indiscutível, conquistou a rainha-avó - e foi fácil: bastou não se descuidar do chapéu em nenhuma ocasião.

Outros tempos, isso é certo. Quem imaginaria que a questão financeira viria de pronto ao ar, diante do anúncio do casamento do futuro rei? Pois. Ao menos, a Irlanda não faz parte do Reino Unido. Parênteses: quando falam da Irlanda como um dos PIGS, falam da República da Irlanda. Apenas a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido.

Além de dar à sua Catherine o anel de noivado de Diana - não por questões financeiras, não aqui -, William definitivamente despreza a pompa. O casal de noivos já mora - e continuará a morar depois de casados - no País de Gales, lugar que ninguém aqui consegue localizar no mapa.

Conheço o País de Gales, belíssimo, tanto o norte, quanto o sul. Mas o norte é mais desenvolvido, badalado, apesar de a capital, Cardiff, estar ao sul. Os futuros reais residirão no norte.


O que a imprensa diz é que o local da residência decorre do ofício do príncipe, que serve às Forças Armadas. 

Sim, os dois já moram juntos, só os dois, há um tempo razoável (nos últimos tempos já em Gales, não sei onde exatamente), o que não é alardeado por ser, claramente, uma questão melindrosa para o protocolo da monarquia. 

Ainda nos tempos de universidade - quando foram colegas, na Escócia -, dividiram acomodações a quatro (eles dois e mais um homem e uma mulher). 

Estando ainda sob o efeito nostalgia, é aliviador notar que, ao morarem no País de Gales - e ainda por cima ao norte -, o novo casal retrato-da-felicidade estará razoavelmente distante do Palácio de Buckingham, residência da ex-sogra de Diana... (que a Rainha me perdoe por reavivar essa perturbadora ligação, dado o fôlego de minha memória!)


Catherine não tem sogra. Catherine, enquanto Kate, foi desde o início comparada com Diana. Não é produtivo especular qual das duas ficaria mais furiosa com a comparação, caso Diana estivesse viva, com seus cinquenta anos - bem acabados, por certo. Somos martelados com a ideia de que restou a sogra-avó, firme e forte. 

Lembro-me da matéria de uma revista, que disse que o romance começou após William ver Kate em trajes íntimos, durante um desfile de uma coleção de lingerie...


As fotos do casal hoje revelam que homens também adoram brincar de noivar. Também são arrastados para um estado emocional que não cabe no mundo das crises, flagelos, e dos dias cinzentos quase sem fim, sim, daquela grande ilha, Grã-Bretanha. Certo é, 99,9 por cento das pessoas tomam a decisão de se casar com base na emoção, e não na razão. Nobres inclusive.


Afastando-nos por instantes das amenidades que nos fazem alçar voo, uma pergunta séria: o que isso representa para o mundo, se é que é importante de alguma forma? Não me parece uma pergunta fácil. Embora formalmente o rei ou rainha reine, mas não governe, não acho que o monarca seja mesmo alguém destituído de todo o poder. Morei há dez minutos de trem do Palácio, fui muitas vezes passear por lá - adoro o Saint James' Park - e assim observei como é movimentado o tal palácio, com um entrar e sair de carruagens transportando vários nobres... não tão nobres, digamos. Mas, certamente, influentes. 


É relevante ainda lembrarmos que uma das casas do parlamento britânico (sediado no prédio do Big Ben) é a Casa dos Lordes...


O príncipe Charles é muito atuante, e não só em prol do meio ambiente. Seu papel diplomático é indiscutivelmente relevante. Mas voltemos à notícia do momento no que ela tem de mais inspirador para quase todos. Até mesmo, confesso, para mim.


Muitas vezes já disse, e ora repito, que me casaria novamente... Explico, brincaria de noiva, ainda mais que tenho tudo para dar uma noiva notável. Seria muito rejuvenescedor estacionar à porta de uma... igreja? Bem, esqueçamos o Vaticano por uns momentos, já que apenas brincamos de casamento. Todos os olhos em mim, como se tivesse todo o poder do mundo por ter 'enfeitiçado' um homem e o levado até o altar.


Não verteria nem uma lágrima. Daria muita risada, como a Juliana Paes.


Diante das efusivas risadas reais, especula-se sobre o vestido do dia do casário. (a cor do vestido do noivado oficial foi da cor da pedra do anel!) Falava-se sobre a igreja, abadia ou catedral. Mas, não se fala do local da lua-de-mel. Protocolos. Noivos reais são ainda mais irreais do que os plebeus - para os melhores dos efeitos, não pensam em sexo, não fazem sexo. Vale como nunca a cegonha, reservando-se o anjo para a Virgem Maria, claro.


Mas os escândalos e excentricidades acabam emergindo. Muito falou-se, depois do pomposo casório, que Diana tivera de passar por testes compulsórios para verificar se ela era virgem, se podia gerar herdeiros...

A primeira entrevista do casal que a mídia ora apresenta claramente como sucessor do postal Charles-e-Diana de trinta anos atrás me deixou com a evidência de que a imprensa está escaldada. William declarou que viverá com Catherine a vida toda. Mas o clima por parte dos que ouviram isso foi de "veremos". Apenas um dos filhos da Rainha está casado com a primeira esposa. O mais distante do trono na linha sucessória.

O primeiro na linha - o pai de William - atordoou todos ao se casar de novo justamente com Camila, após penitentemente esperar, por uma década, que o reino esquecesse que ele traiu Diana com Camila, com 'direito' a escândalos, inclusive o de vazamento de uma conversa telefônica em que Charles diz que gostaria de ser um tampão (absorvente interno) de Camila.


Afinal, nobres não apenas adoram brincar de casar, como os plebeus. Adoram sexo também. (Desfile de lingerie..., vejam só.)

Em contraste, o anúncio do noivado oficial, como esperado, é sisudo. Além disso, é omisso quanto aos títulos de nobreza, não revelando se William, ao se casar, será agraciado com um título nobre, como é tradicional. Caso isso não ocorra, nossa pesquisa prescreve que eles seriam automaticamente designados Príncipe e Princesa William de Gales. Sim, Catherine será Princesa William de Gales, e não apenas Princesa de Gales, isso porque o título de Príncipe de Gales pertence ao pai de William, Charles. Enquanto ele viver, esse título é dele (o título de Princesa de Gales pertenceu a Diana), e seus dois filhos detêm, individualmente, os títulos de príncipe William de Gales e príncipe Harry de Galles.


Traduzo para vocês o anúncio oficial do noivado de William e Catherine, conforme publicado no site da revista People:



O Príncipe de Gales tem a satisfação de anunciar o noivado do Príncipe William com a senhorita Catherine  Middleton.


O casamento ocorrerá na primavera ou verão de 2011, em Londres. Mais detalhes sobre a cerimônia serão anunciados oportunamente.


O príncipe William e a senhoria Middleton ficaram noivos em outubro, durante férias não oficiais no Quênia. O príncipe William comunicou o fato à Rainha e a outros membros de sua família. O príncipe também pediu a permissão do pai da senhorita Middleton.


Após o enlace, o casal viverá no norte do País de Gales, onde o príncipe continuará a servir à Força Aérea.

Original:
The Prince of Wales is delighted to announce the engagement of Prince William to Miss Catherine Middleton.
The wedding will take place in the Spring or Summer of 2011, in London. Further details about the wedding day will be announced in due course.

Prince William and Miss Middleton became engaged in October during a private holiday in Kenya. Prince William has informed The Queen and other close members of his family. Prince William has also sought the permission of Miss Middleton's father.
Following the marriage, the couple will live in north Wales, where Prince William will continue to serve with the Royal Air Force.

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.