Thursday, June 25, 2009

breve balanço de aniversário

Prestes a completar mais um ano de existência neste belo, miserável planeta, ouvi hoje de um senhor, que trabalha na USP, o seguinte:

- Já no doutorado, tão novinha?!

Reconheço que raras devem ser as mulheres que recebem tal presente. Na verdade, passo pela menopausa. Claro, ninguém nem desconfia. Mas constato que deve ser verdade o que me disseram na escola de freiras onde estudei até o antigo primeiro grau: a mulher já nasce com todos os óvulos. Assim, tendo tido ciclos super regulares por toda a vida (com exceção de um breve período... e então veio a Beatriz, graças a Deus!), meus ovários foram cumprindo sua função metodicamente e os óvulos, um a um, sua programada trajetória. Hoje meu "ciclo" é louco, muito longo. Nem tento mais acompanhar, achar alguma lógica ou regularidade. Mas, de repente, despenca um óvulo, ainda. Como se fosse um aviso: ùltimas chances para ser mãe do modo como Deus planejou. (Mas nenhum outro sintoma acompanha isso. Nada de calores, ou outros fricotes.)

Claro, posso adotar, como Madonna. E tomara que apareça um Jesus daqueles na minha vida.

Tão novinha na menopausa. Isso perfaz um ótimo balanço, porque também costuro, escrevo, faço tudo sem óculos, e sou saudável e formosa como sempre. Ou talvez ainda mais.

Arrependimentos? Um - o de não ter beijado muito, muito uma certa pessoa, um homem que amei demais.
Fui lenta no romance como um dos meus derradeiros óvulos. Demorei para beijar. Esperei que ele me beijasse, o que quase aconteceu. Mas... foi um grande amor casto, exceto nos pensamentos, na imaginação - aí tudo rolou às mil maravilhas.

Isso estraga um bocado o balanço. Perder um grande amor é uma parada.

Meu aniversário é amanhã, sexta-feira.

Beijos para vocês, meus leitores, que são algo muito bom também no balanço.

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.