Monday, April 22, 2013

HONDA FIT DE COTIA TENTA CONVERSÃO E CAUSA SERIÍSSIMO ACIDENTE NOS JARDINS




O HONDA FIT dourado, placa de COTIA, DRN 1353, com a violenta colisão, ficou com menos dianteira do que um modelo Smart. Não sobrou nada mesmo. A bateria estava na calçada. Mas o para-brisa (vidro dianteiro) resistiu. Seria o carro blindado?
O lado direito ficou um pouco danificado por causa não do primeiro choque frontal, contra um POLO, mas em virtude da colisão seguinte, contra uma mureta reforçada, um limete exagerado para um canteiro gramado, porque o dono do imóvel não era bobo e estava ressabiado de tanto acidente ali. Ali funcionava uma concessionária Toyota. Está desocupado atualmente.

Partes do POLO, preto, GAP 3005, placa da capital, ficaram espalhadas por toda a área englobando as quatro cantos do cruzamento GROENLÃNDIA-COLÕMBIA/EUROPA (A Av. Europa muda de nome, para Colômbia, após a rua Groenlândia, ou vice-versa).
A porta soltou e até o próprio cinto de segurança do motorista soltou-se do mecanismo. Assim, terrivelmente destruído estava o veículo do 'lado do motorista', ou seja, a lateral esquerda. A direita também estava amassada, de forma a se perceber facilmente o contorno do poste de cimento, que estava de pé. Dois outros postes estavam debaixo do carro, tendo ambos sido arrancados do chão. Justamente por isso, é muito intrigante que nem a frente, nem a traseira do POLO estavam amassadas. Nem o teto. Um dos policiais afirmou que o lado esquerdo - o mais destruído - foi o lado da colisão com os postes. Não foi.

Passei pela primeira vez pelo local por volta das sete da matina. Nada de isolamento da área, apesar de haver policiais e marronzinhos. Os poucos curiosos presentes comentavam: Um veio de cá, outro de lá. Alguém avançou o sinal.

Ou...

Sim, eu vi outra possibilidade. E, após observar cuidadosamente os dois veículos, descobri que o acidente, muito provavelmente, não envolveu avanço de sinal. Ou se houve furo do semáforo, AMBOS os motoristas avançaram o semáforo. Por quê?

Ambos vinham, em sentidos opostos, pela Av. Europa/Colômbia (o retão é o mesmo). O sinal ou abre ou fecha para ambas as pistas. Ao contrário do que outros diziam, nenhum dos dois trafegava pela Groenlandia.

O HONDA, vindo na pista "sentido bairro", tentou entrar na Groenlandia, para o que teria de atravessar a pista "sentido centro". Foi então que pegou em cheio o POLO, que, portanto, vinha naquela pista, sentido Av. Paulista. A velocidade do HONDA era estupenda, como a condição da dianteira do carro, pós colisão, e dadas as avarias do POLO no lado do motorista, que, segundo alguns, ficou preso nas ferragens. Vi um pedaço de jeans na calçada.

É FUNDAMENTAL o fato de que as rodas dianteiras do HONDA estavam totalmente voltadas para a esquerda. As rodas do POLO estavam "retinhas".  A posição das rodas do HONDA tornou muito mais difícil para a equipe da seguradora (a Porto Seguro), colocar o carro no caminhão-resgate.

O CINEMATOGRÁFICO

Com a violenta colisão pelo HONDA, o POLO voou e girou. Pode ter "capotado" no ar. Com a parte de baixo - e agora com a traseira na direção oposta - deu um "coice" nos dois postes, um deles com os semáforos, ambos situados na altura do número 825 da Colômbia. O POLO bate a lateral direita no poste de cimento, bem próximo aos outros dois, e onde havia uma lixeira daquelas verdes, então pega de raspão. A parte de baixo da lixeira foi parar do outro lado da calçada, número 810 da avenida, onde há uma loja concessionária. Mais tarde, recoleram a lixeira e a trouxeram para a calçada onde estavam os dois carros. 

O banco do passageiro do POLO foi entortado. Por fim, o POLO aterrisou, batendo o fundo, na altura da dianteira do veículo, no outro lado do canteiro também atingido pelo HONDA. Acho que os dois postes serviram de colchão para o POLO. E impediu que esse carro se projetasse contra o imóvel, com amplos panos de vidro ou capotasse sobre a calçada, ou, ainda, invadisse a pista.

PROVIDÊNCIAS

A fita de isolamento foi colocada só às oito horas, aproxidamente. A perícia - rápda - foi realizada pouco antes das duas da tarde, deixando os motoristas que trafegavam ali irritados, já que pararam o trânsito para que fotos fossem tiradas.

Logo depois da perícia, os carros Polo e Honda foram rebocados pelas respectivas companhias de seguro: Azul e Porto Seguro.

Como um dos policiais declarou que o lado do motorista - o terrivelmente danificado - foi o que atingiu os postes, fiquei com a impressão de que tentavam diminuir a culpa do motorista do HONDA. Foi o HONDA que colidiu naquele lado do POLO.

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.