Saturday, December 29, 2012

As previsões mais realistas para 2013

editado em 16.01.2013

Previsões não são chutes ou desejos. São o desenrolar do que está em andamento e, claro, isso depende da capacidade de ver, de fato, o que está em curso. Isso pode parecer fácil, com tantas informações o tempo todo, mas não é fácil, não. Considere nossas cinco principais previsões:

1. Dilma some da lista de mais poderosas do mundo. Todo o alarido em torno da 'sugestão' da revista The Economist para que Mantega fosse demitido é uma interpretação distorcida de nossa imprensa, que visou blindar a própria Dilma. A revista criticou severamente Dilma e, numa das pedradas, declarou: "Dilma diz que é pragmática mas, se fosse mesmo, demitiria Guido Mantega". A reação geral representou um patético 'choque antiglobalizante', descabida defesa de território (poder), própria dos que se sentem... fracos. Todo o mundo percebeu, menos nossa cúpula.

2. Novos postos de trabalho serão escassos. Falou-se o tempo inteiro de baixo desemprego, mas não se tocou no tipo de vagas que vinham absorvendo a galera que precisa trabalhar. Com a questão da educação ainda vexatória, claro que não se toca nisso. Já há "segurança" (aquele sujeito bruto de paletó amarfanhado e, quase sempre, plugado) até na porta do jardim de infância de rua sem movimento algum. Só falta vê-los nas feiras livres. Aí, passará a ser perigoso o tão agradável programa. Até dentro de banheiro feminino de shopping (Iguatemi e Pátio Higienópolis), já vi esses seguranças "fake" entrarem, sem motivo nenhum relacionado estritamente a segurança. Se alguém entra no cinema pedindo a sobra da pipoca, que não vendeu, eles vão atrás e levantam a voz: "Não pode pedir!". No dia de natal, o chefe da segurança de um shopping entrou na festa que rolava em um dos restaurantes (dos mais conhecidos da cidade) e ficou lá, de pé, criando aquele clima. Pouco depois, chegou reforço da própria segurança para carregar... comida e bebida da festa. Brasileiro acha que, se não "tratar bem essa turma", a coisa pega. Que tipo de orientação mental (atitude) é essa? Resposta no item seguinte.

3. A corrupção se manterá firme. A USP, melhor, funcionárias dessa universidade - inclusive uma delas é uma diretora - também me deram este mês prova cabal disso. Ouvi dessa diretora, ao se dirigir para uma de suas subalternas: "Relaxa. Não vai dar em nada"... Detalhes sobre esse caso a caminho, nesta postagem:
Relaxa! Não vai dar em nada! Diretora da USP verbaliza o sentimento do brasileiro sobre corrupção


 4. Nossa maior cag... será a condenação de Elize Araújo Kitano Matsunaga, absolutamente inocente. Você dispara que 'claro que ela é culpada'? Você se tornou um dos personagens do filme Fahrenheit 451. Corrupção: Veja, em sua restrospectiva, deu um destaque descabido (se não fosse comprado), em relação aos demais itens da matéria, àquela "que escreveu seu nome na história macabra deste País". Você - e zilhões de filhos de Fahrenheit caíram. O que faz o caso merecer destaque é justamente isso. A mentira que ele encerra, e o apoio cego da nação. Para que ela não sai da cadeia nem se comportando melhor do que a mais santa das santas, nossa inigualável imprensa distorceu o laudo do IML, que desmentiiu a reconstituição que Carrasco (DHPP) fez na madrugada de feriado (corpus christi), 07 de junho de 2012. Entre outras novidades, apontou corte no pescoço, quase simultâneo ao tiro, sequência que vi, no cinema, sendo praticada por policiais matadores. E PMs eram os suspeitos do sequestro (sumiram com esse crime) e assassinato de Marcos Matsunaga, antes de Carrasco assumir o caso e ... ele, junto com um contingente grudado na TV, escrever o nome de Elize ao lado de 'esquartejadora'. A distorção do laudo do IML: Elize começou a esquartejar o marido ainda vivo. Gente, um corte no pescoço não é isso, né?!"

5. O governo brasileiro, que, em Dubai, outro dia assinou em favor de controle da internet, em posição contrária a dos Estados Unidos e Europa, entre outros, vai parecer cada vez mais a China nessa questão. Dilma deve estar estudando, embora em praia na Bahia, a lei com que o governo chinês acaba de endurecer ainda mais a censura na rede. Voltando ao item anterior, onde já se viu deixar um blogueiro denunciar assim, livremente, esquema tão sóridido, bilionário, que compromete a polícia, o judiciário, a imprensa, e nossa imagem lá fora? Que deixa numa irreparável saia-justa uma penca de colunistas da Folha, que ecoou Elize-esquartejadora? (Danuza Leão, Luiz Felipe Pondé, Contardo Calligaris...). Além do próprio jornal, claro. Qual destes teria a decência de admitir que se precipitou, se deixou enganar? Pois.
Para você, que não desgrudou da internet, mas não leu este blog: Marcos Matsunaga foi morto porque a General Mills (haagen dasz, etc.) quis porque-quis (imperdível porta de entrada no mercado brasileiro) comprar a Yoki, fundada pelo avô dele.

Não tem previsão boa? Não. Como disse no início, previsão não é desejo ou adivinhação. O que você acha que está bom para justificar uma previsão boa? Seu contra-cheque consignado?

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.