O levantamento do custo de vida em 131 cidades, realizado pelo The Economist Intelligence Unit, aponta São Paulo na posição 28. A primeira posição agora é de Zurique. Nova York caiu para a posição 47.
A Big Apple é tomada como referência, recebendo pontuação igual a 100. Cidades com pontuação acima de 100, portanto, têm maior custo de vida. A cidade mais barata obteve apenas 46 pontos. São Paulo, aprox. 110.
O gráfico ainda mostra a pontuação em junho de 2001. Então, São Paulo estava bem abaixo na lista, com apenas 61 pontos (a colocação não é informada). Tão íngreme escalada para o top em custo de vida - acréscimo de cerca de 5o pontos - reflete também a valorização da moeda, o real.
Outra cidade deu um salto ainda maior: Sidney. Tinha 71 pontos em 2001; agora, ostenta 147. Isso representa mais do que uma virada; algo como uma "viagem", da posição 71 para a sétima.
A base econômica de Angela Merkel, Frankfurt, saltou muito também: de 80 pontos para 137, um pulo maior do que o de São Paulo, menor do que o de Sidney.
O primeiro lugar, Zurique, ficou muito perto de Sidney em magnitude de variação de pontuação para cima: de 101 pontos em 2001, alcançou agora 170.
A maioria das cidades que o gráfico aponta como mais caras do que Nova York este mês, estava abaixo dela em junho de 2001. O gráfico publicado no site do The Economist não mostra todas as cidades avaliadas.
Dentre as cidades apontadas no gráfico, estas são as que estavam abaixo de Nova York em 2001 e agora estão acima: Paris, Sidney, Cingapura, Frankfurt, Madrid, São Paulo, Vancouver, Changai, Los Angeles e Moscou. Estas três últimas cidades estão empatadas na posição 42. Tantas cidades ultrapassando Nova York - que tem sempre o mesmo número de pontos, 100, por conta da metodologia - também reflete a queda em custo de vida dessa cidade, da posição 7 que ocupava em 2001, para a atual posição 47.
Outro 'bric', Johannesburgo, apesar de abaixo de Nova York, posição 69, teve também variação significativa em aumento de custo de vida - de apenas 47 pontos em 2001, para quase 90 agora.
Londres e Paris. A primeira não está entre as 10 mais caras. Consta na posição 17, tendo subido de 102 pontos em 2001, para quase 120 agora. Paris está em sexto lugar, com 150 pontos, em contraste aos 95 de 2001.
Much of the discourse all around is power-oriented. Our texts, rather, will be appreciated by those brave enough to leave the good life of obedience in order to grow and take risks for the benefit of a multitude of others. Welcome! PORTUGUÊS acesse "apresentação do blog" abaixo
Thursday, February 16, 2012
São Paulo tem custo de vida, segundo The Economist, bem acima do de Nova York
SEARCH BOX ~ BUSCA
THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.