Friday, November 19, 2010

BANCO DO VATICANO ESPECIALIZADO EM CORRUPÇÃO SECRETÍSSIMA

OBS: o conteúdo que aparece, entremeado no texto, entre colchetes - [  ] - são explicações da Mariangela; não pertencem ao original reproduzido.


O sonho é realmente o de criar um banco mundial da única teocracia presente no planeta.
... um banco assim é único... e não teme rivais. E os clientes apreciam sua discrição, os juros generosos, a inacessibilidade [nenhuma autoridade internacional pode fazer uma auditoria das contas].
E não só os católicos civis [apreciam], mas também as ordens e congregações religiosas, mosteiros... dedicados à pobreza que, por outras razões, são muito ciumentos de seu dinheiro.
... Em suma, o IOR [Instituto para Obras Religiosas ou Banco do Vaticano] deve aspirar a tornar-se um banco de ilimitadas dimensões internacionais, sem perder suas características [ou seja, inacessibilidade,etc. E isso em tempos de Regulação de Mercados para evitar nova crise financeira mundial]. Pronto a enfrentar qualquer situação e qualquer problema, sempre na máxima discrição.
...
O sigilo com relação às contas dos religiosos deve ser total: é a primeira regra de ouro, para que não cheguem aos fiéis boatos ou simples comentários desagradáveis sobre as movimentações financeiras que alimentam a premiada holding de além-Tibre [o rio Tibre banha Roma, deixando o Vaticano do lado "de lá" em relação ao centro da cidade eterna].

[O atual papa entra na narrativa]
... Procede-se à eleição de Bento XVI, depois dos funerais... Ratzinger (Bento XVI) procede, mês a mês, a uma obra de calculada depuração de todo o grupo que decidiu as finanças do Vaticano na era de Wojtyla (o papa João Paulo SEGUNDO). Chegam, assim,os Ratzi-banker,religiosos e leigos que, silenciosamente, encampam o poder financeiro depois da subida de Bento XVI ao trono de Pedro... No IOR,novas partidas são jogadas. Obviamente, secretíssimas.

EXTRAÍDO DE VATICANO S.A. de Gianluigi Nuzzi, trechos acima entre as p. 223-231


TRECHO, DO MESMO LIVRO, COM DESCRIÇÃO MAIS DETALHADA DO TIPO DE OPERAÇÕES DO BANCO DO VATICANO:


Ao contrário de todos os outros escândalos de corrupção, os envelopes e as maletas de dinheiro não passam de mão em mão... aparecem as transferências bancárias, as somas lavadas e recicladas com triangulações em contras de fachada e sociedades-fantasma. Aí [nessas transferências, somas que passaram por lavagem por meio de triangulações, etc.] está sobretudo o IOR. [Ou seja, o Banco do Vaticano atua transferindo, lavando, etc.]

... escolhido [o Banco do Vaticano] para lavar e fazer transitar grande parte das somas e destiná-las aos "laranjas"dos líderes da primeira República.
p. 90

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.