Saturday, January 23, 2010

Ecoando Dan Brown - O QUE DEUS SEPAROU, O HOMEM UNE

Na celebração matrimonial católica, o que é dito é: "O que Deus uniu, o homem não separa". Mas o que me ocorreu foi o que está no título.

O que Deus teria separado?

Deus, se considerarmos o Mestre Jesus, separou dois fermentos: o bom e o ruim. Separou o ser livre do ser hipócrita. Nada desprezível! Por certo, um passo e tanto na História.

A parábola do joio e do trigo - cada um entendeu como era-lhe conveniente. O joio está sempre no vizinho, jamais em mim mesmo.

Deus separou - a luz das trevas.

O mundo uniu - a luz com o lixo.
E ainda chamaram isso de boa-nova: "Vejam! A luz se esvaziou" (carta segundo Paulo). "A luz se esvaiu em sangue" (segundo filme de Mel Gibson). "A luz ressuscitou, subiu aos céus e está sentada...", conforme uma heirarquia mundana de poder, tão deslocada que ficou na suposta palavra de Deus.

A separação está feita no céu, ainda que, na terra, os humanos unam o falso às coisas de Deus. E ofereçam ainda sacrifícios que Deus jamais aceitou, unindo agora luz com uma aparentemente sofisticada teologia, engendrada nos cúbicos de mosteiros fedorentos.

O mundo tem de exibir, cada vez mais, a Separação: coisas de Deus são coisas de Deus, e não se mistura o eterno com o vitalício, a Inteligência com a infalibilidade (atribuída ao papa).

Mariangela Pedro

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.