Tuesday, July 1, 2014

500 tons de desvairio


São Paulo já foi chamada de "Pauliceia desvairada". Como assim! Há tempos, isso não poderia ser outra coisa que um leviano exagero. Domenico di Masi, no ano passado, declarou em evento na cidade: "São Paulo é um manicômio". A plateia riu. Masi também exagerou?

Registro das forças fora de campo
"As forças de segurança ainda não aprenderam que o uso exagerado da força, com bombas e balas de borracha, só gera caos, correria e mais violência.
Existem formas mais eficientes de conter os atos, evitando que se chegue ao ponto em que chegou em São Paulo, por exemplo, quando a concessionária foi depredada".
Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil, que divulgou hoje relatório sobre repressão às manifestações na Copa e dificuldades impostas ao trabalho de jornalistas. (fonte: yahoo)

Outros ódios
Motoqueiro era resgatado nesta manhã, após acidente na Av. Faria Lima, São Paulo. Ao passar pelo local, cobrador de ônibus declara para todos os passageiros ouvirem:
"São donos da rua! [os motoqueiros] Está na maca... Vi que está vivo. Já está no lucro!" A linha: 875C.

Todos pela impunidade
Usuária do Parque do Povo fazia hoje de manhã nova visita almejando recuperar seus pertences, deixados em compartimento do vestuário, trancado com cadeado (cadeado dela, e não do parque). Ela foi vítima de arrombamento e uma das monitoras dissera-lhe, no domingo, para procurar Nilton, o encarregado, durante a semana (dias úteis). Essa monitora (apontada como Nalva) admitiu para a usuária, no domingo, que dona Neusa tinha visto "muita coisa, livros, etc." e que declarara que achava que eram "da moça que vem sempre". Neusa é chefe do pessoal da limpeza do vestiário.
D. Neusa não estava hoje no parque. Após pedir atenção de alguém da administração, a usuária ouve de Nilton: Pode ser comigo!
Quando a usuária pediu suas coisas, Nilton disparou:
"Isso não é comigo! É com a... Administração!"
Nilton então culpa a vítima: "Não é para deixar objeto algum no armário!"
Ao disparar essa insensatez, ele devia estar pensando na bola... mas fingiu que não sabia de nada e se atrapalhou com as palavras.
A história é longa - e seria divertida, se não fosse trágica.
Primeiro, furtaram objetos comestíveis, laranjas, abrindo o cadeado e tornando a fechá-lo. Isso mesmo. Depois, furtaram uma bola novinha, de procedência britânica (atenção: se virem bola com "Great" grafado, em mãos de quem nem sabe dizer good morning... trata-se da bola furtada do armário do parque de São Paulo considerado seguro!). Novamente, tornaram a fechar o cadeado, após desprezarem jaqueta de couro (quase certamente por não parecer tão nova e ser tamanho pp). Os bolsos da jaqueta estavam abertos e a peça toda entrouxadinha no saquinho justinho em que tinha sido, inicialmente, cuidadosamente colocada.
Ao constatar o furto da bola - e tudo revirado dentro do armário -, a usuária comunicou o fato à senhora da limpeza que estava, naquele momento, no vestiário. Retirou do local a jaqueta, outros objetos (de leitura, quase todos).  Em outro armário, deixou uma parte desses objetos, para levar outro dia. Usou um cadeado mais robusto. O que aconteceu em seguida? Desistiram de abrir e fechar o armário. Arrombaram-no, sumiram com tudo e fingem que nada aconteceu.
Não deixam, ao mesmo tempo de culpar a vítima - pelo sim, pelo não; pela eterna impunidade de nos assola. Que não reclame, esse pessoal na folha de pagamento do Parque do Povo, da "impunidade" no país. Fazê-lo não deixaria mais margem para se duvidar da insanidade.

Só fachada
Cliente do esnobe Empório Santa Maria (Av. Cidade Jardim) deu R$1,85 para pagar, hoje, um reforço para seu café da manhã (iogurte e bananas). A caixa não gostou: "A senhora não tem cinco centavos"? Diante de negativa, a caixa resmunga: "Pago, pago, não está, não"! Total da conta: R$1,88. O cliente é que teria de deixar centavos a mais na loja...

PERSONALITÉ na sarjeta
Dezenas de fichas de assinatura de clientes do Itaú Personalité foram parar junto à guia, após serem digitalizadas. Tudo ali, literalmente a céu aberto, ao alcance de qualquer um: Nome, CPF, nr. da conta, e três assinaturas de cada titular da conta. Algumas fichas haviam se desgarrado do "bolo" e eram encontradas a metros da agência, na Praça do Vaticano (integrada à Av. Europa).

Os desvairios são incontáveis. Voltaremos com mais deles.


SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.