Monday, December 3, 2012

O papa no twitter @pontifex é um passo corajoso. Com coragem semelhante, revelamos o verdadeiro significado de pontifex

text in english http://mariangelapedro.blogspot.com.br/2012/12/pope-on-twitter-pontifex-is-courageous.html

Há poucas horas, o Vaticano anunciou que o Papa Bento XVI - e supostamente seus sucessores - passarão, a partir do próximo dia 12, a usar o Twitter através de @pontifex.


Temos como base notícia do Yahoo (Yahoo news), na qual é dito que a data foi escolhida em alusão à festa de Maria de Guadalupe. O que a maioria das pessoas sabe é que aquela é a data do 'fim do mundo' de acordo com certo calendário maia, portanto, estranho à Igreja Católica. Disso decorre que toda a mobilização em torno desse apocalipse não católico é uma afronta à autoridade daquela Igreja. E isso o povo não saca. O povo jamais está preocupado com Coerência.

Muito além da santa
Nós, que escrevemos neste blog, facilmente percebemos que a Igreja de Roma, na verdade, escolheu o dia 12 para começar no Twitter justamente por causa da agitação que aquela data está causando, a ponto de levar a NASA a dar uma conferência online e tentar manter as pessoas dentro de alguma normalidade.

A Igreja de Roma (ou Igreja Católica) acha - e declara firmemente - que é ela que detém a verdade também sobre o fim do mundo. Nenhuma outra versão sobre isso é 'autorizada'. Levar o papa ao mundo todo, pelo Twitter, justamente naquele dia implicará, sobretudo, ostentar a Igreja em sua absoluta razão, mostrando, mais uma vez - já que o mundo não terá acabado -, que é somente a ela que as pessoas deveriam ter sempre dado ouvidos, em vez de seguir 'falsos profetas', aí incluídos blogs investigativos excelentes como este.

Não, nós não exploramos nenhuma versão de fim de mundo. Mas incomodamos a Igreja Católica com coisas 'piores' que ensinamos aqui. Continue lendo e descubra.

Poderíamos viver sem autoridades opressoras?
Bem, não há nenhuma dúvida de que o papa da Igreja Católica de Roma é uma grande, a maior autoridade do mundo, sob a qual existe um número de pessoas muito maior do que aquele que faria sentido nas explicações dos cientistas.

Entre aqueles que aceitam totalmente a autoridade do papa, há muitos não católicos. Como assim? Ah, ele é o...
Deixemos de fora o lero, lero e estudemos a chave do papa no Twitter, escolhida pelo Vaticano: @pontifex.

Também de acordo com nossa fonte (Yahoo), o conselheiro de mídia senior do Vaticano, Greg Burke, declarou: "A chave no Twitter é boa. Significa 'papa' e também significa 'construtor de pontes'.

Construtor de pontes! Que romântico, espiritual; uma palavra salvadora do mundo.
Um pouco de história faria você pensar?

Apenas umas perguntinhas
Chapeuzinho Vermelho foi capaz de fazer perguntas até mesmo diante daquele lobo. Tentemos propor aqui algumas questões para as quais muitos não estão preparados, embora lobos estejam rondando por aí há tanto tempo.

1) Desde quando 'pontifex' significa 'papa'?
2) Há um significado não romântico para 'pontifex'? Qual é sua origem de fato histórica?
3) Você questionaria a autoridade do papa se finalmente descobrisse que é precisamente aquela enorme autoridade que tem mantido a verdadeira origem da palavra 'pontifex' em segredo (entre muitos outros segredos da Igreja?)
4) Em vez disso, você seria tomado(a) por sua 'fé' e gritaria contra aqueles que não acreditam em deus e/ou nas doutrinas sobre o fim do mundo?

Pontifex numa perspectiva real
Durante séculos 'BC' - antes de Cristo - quem era a autoridade romana mais poderosa?
Que mundo sem graça! Essa autoridade era... o Sumo Pontífice. Ou seja, o mesmo título formal do líder da Igreja Católica de Roma hoje, o "papa". Pura coincidência?

'Papa' é pai em italiano. Esse significado adquiriu muito mais status por causa de sua associação com o pontífice da Igreja Católica.
Se considerarmos que pontifex (latim), além de ser o título formal original do papa que se mantém até hoje, é um termo mais universal do que pope (que é como se diz papa em inglês), o Vaticano fez mesmo uma ótima escolha. Ainda melhor, uma vez que pontifex se reveste de conotação de autoridade, de poder. E a Igreja Católica ainda se preocupa com seu poder imperial como sempre se preocupou. O fato de o Vaticano ter abafado as celebrações dos 50 anos do 'revolucionário' Concílio Vaticano II (este ano), quando menções ruidosas por toda a parte seria o esperado, é clara evidência de que a autoridade da Igreja Católica como superior a de 'todos os príncipes' do mundo não é apenas uma extinta meta ou mito - é ainda dada.

O Império Romano caiu. Assim diz a história. O pontífice da República Romana (anterior à fase do Império) cruzou a fronteira para o Império. Prosseguiu matando em massa e fazendo alianças. E chega ao Twitter no século 21 - vinte e um, conforme o calendário que a própria Igreja de Roma criou e estabeleceu.

A mais incrível 'ponte' que a Igreja Católica já construiu é justamente aquele pela qual multidões de desesperados - por um motivo ou por outro - são sempre conduzidas à ignorância e, assim, tornam-se propensas a curvarem-se, a acreditar, e a obedecer. Mais sábio foi o homem que um dia declarou: "Eles não sabem o que fazem".

Um tempo para responder a perguntas
Pesquisei sobre o poder e a religião de Roma Antiga durante anos, enquanto candidata ao doutoramento em história, numa das piores instituições do mundo para mentes brilhantes - a USP Universidade de São Paulo. Fui impedida de protocolar minha tese na véspera do prazo. Anita Novinsky, que foi minha professora, não recomendou para publicação o livro que escrevi e que ela avaliou, como trabalho de curso, com A. Ela é capaz até de negar a existência dessa obra. Há algum editor no Brasil capaz de publicá-la. Tenho certeza de que não.

Poder ou liberdade?
Você também fica com a resposta mais comum. Confesse. "De-me poder - uma ilusória sensação de poder - e seguirei você seja onde for.
Essa resposta será ecoada no Twitter - em @pontifex - a partir da semana que vem. Uma glória para a velha Igreja Romana que conquista mais um monstruoso espaço.
Eu preferiria ver o fim do mundo da forma como já estamos acostumados a ver nos filmes.

História para não crentes
Use ask.com em vez de google.
Busque por college of pontiff roman republic.
Não, não dá para buscar em português, claro. Não vai dar o mesmo resultado. E isso constitui uma vantagem de mercado para a Igreja Católica.
Como eu fiz há pouco, se você buscar em inglês também vai encontrar isto:
The Pontifex Maximus was the high priest of the Ancient Roman College of Pontiff...
Source: http://www.funtrivia.com/en/subtopics/The-Constitutions...

Naturalmente, isto diz respeito a um tempo em que, todos repetem, a Igreja Católica não existia...
Então, você também vai ficar confuso e decidir por aquela outra ponte?

Uma última pergunta por enquanto
O que acontece com aquele 'fraquinho' colegiado de pontífices? Some?
Bem, na história que é ensinada e que chega às livrarias, sim - o colegiado de pontífices (cujo chefe é o Sumo Pontífice) simplesmente desaparece, para reaparecer séculos mais tarde, graças a uma 'ponte' que os historiadores afinados com a Igreja Católica/Vaticano engendram. Opa! Digo, constroem.

Após um número 'seguro' de séculos de total ausência dos anais da história, tão estranhamente - assim percebem apenas os de mente brilhante -, o pontífice como que cai no colo de Constantino, que se 'converte'. Pura mentira.
O imperador Constantino então abandona Roma e vai para o lado leste do Império, a fim de melhor vigiar as fronteiras. Ah! É verdade, ele de fato abandona Roma e funda Constantinopla (Istambul). Mas ele tinha uma razão muito mais forte do que guardar fronteiras.

Então o pontífice de Roma vem de uma época bem anterior, séculos antes de Cristo?
Sim.
Mas você, para se manter politicamente vivo, deve preferir repetir que a Igreja Católica tem dois mil e poucos anos, e que o papa é o único e legítimo sucessor de Cristo.

Não estou convencido
Claro que você não está convencido(a). Nem se Jesus ele mesmo mostrasse a verdadeira história, você se convenceria. Acharia que Jesus ficou louco, enquanto esteve sentado à direita de Deus.

Bem, está correto dizer que Jesus foi recriado para permanecer sentado - até o fim do mundo - à direita do deus que está ainda na terra, ou seja, o papa da Igreja Católica de Roma (há outros papas).

Pergunte ao próprio papa
Nossa fonte (Yahoo news) também informa que "Os primeiros tuítes papais serão respostas a perguntas enviadas para #askpontifex. Vá em frente - pergunte ao papa a verdade sobre a Controvérsia Ariana. Não espere uma resposta honesta. Mas, sem dúvida, você terá levado toda a Cúria a apontar o dedo para o papa e a demitir o assessor de mídia deles, por terem ido longe demais na missão de... salvar o mundo.
---

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.