Monday, April 9, 2012

Sugiro Eduardo Giannetti para novo colunista da Folha

Eis o teor do email que enviei ao jornal hoje, 09.04.2012


Cara Suzana, [Suzana Singer, ombudsman da Folha]

Sugiro, para colunista da Folha, Eduardo Giannetti. Seria uma oportunidade ímpar para os leitores perceberem prontamente o contraste entre um bom e um mau pensar. Sim, refiro-me, quanto ao último, a Pondé.

Se não fosse "Páscoa", outro artigo pondeniano acabaria por gerar o impasse. A discussão - ou simples protestos - permitiu identificar outras confusões de um mau pensar, entre elas a de alegar que desejar a substituição de Pondé fere o direito de expressão dele (carta de leitor publicada). Cada uma!

Pondé deveria ter o dever de honestamente reconhecer seus pontes fracos, o que, cara Suzana, já demonstramos, não o faz. Vide caso da interpretação errônea de Chesterton.

Eduardo Giannetti parece, de pronto, destoar dos que publicam no caderno Ilustrada, no qual pouco tem prestado em matéria de coluna. Eduardo poderia facilmente redigir de modo um pouquinho mais acessível, porque sua inteligência é a genuína, e esta é capaz de produzir de modos variados, sempre com o bom pensar.

Isso indicaria um novo norte para o caderno, hoje com o nariz virtualmente apontando paa o lixão.
Claro, virtualmente foi proposital.

Assim, solicito-lhe encaminhar minha sugestão.
Torcendo,

--

O referido "Páscoa", de Pondé, foi reproduzido, neste blog, em postagem também de hoje. Use o link "Postagem mais antiga", encontrado após o fim desta postagem. Há outro link para esse texto pouco abaixo do topo desta página, facilmente localizável.

O proposital em relação ao "virtualmente" é porque apontei, em recente email anterior à Suzana, que a Folha insistiu em errar na tradução de virtually, ignorando também parecer da própria consultora de redação deles, que reiterou, já em novembro de 2010, tudo o que eu então aleguei. Sobre isso, aqui. Suzana ainda não repondeu ao meu email "insistindo no erro".

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.