Friday, January 27, 2012

ONU E O HOLOCAUSTO - para que a história não se repita

O nome oficial, completo que designa este dia é The International Day of Commemoration in memory of the victims of the Holocaust - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Como surgiu: em janeiro de 2005, após sessão do sexagésimo aniversário da tomada dos campos de extermínio nazista, a Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A formalização se deu em primeiro de novembro de 2005, em resolução do 42o. encontro da plenária da ONU.

Por que 27 de janeiro: Em 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertaram o campo de concentração e extermínio mais conhecido, o de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.

Daquela resolução -A/RES/60/7- (teor completo em inglês no link acima), ressaltamos o seguinte:

a) A Assembleia Geral (da ONU) reafirma que o Holocausto será para sempre um alerta para todos sobre os perigos do ódio, intolerância, racismo e preconceito.

Nesse item o texto afirma ainda que o Holocausto resultou no assassinato de um terço do povo judeu, bem como de inúmeros membros de outras minorias. Em decorrência, a Assembleia

b) rejeita toda e qualquer negação, completa ou em parte, do Holocausto como evento histórico, e

c) exorta que os Estados Membros (da ONU) desenvolvam programas educacionais que inculquem as futuras gerações com as lições do Holocausto, de modo a ajudar a prevenir futuros genocídios.

Assim,
d) condena, sem reservas, todas as manifestações de intolerância religiosa, incitamento, assédio ou violência contra pessoas ou comunidades, que sejam baseadas em origem étnica ou crença religiosa, onde quer que ocorram.

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.