Era com altivez que uma senhora dizia à outra, na Casa Santa Luzia (supermercado, não hospital...), que sua neta estava passando por vestibular. E falava do vestibular da USP, através de sua fundação a FUVEST, que majorou a taxa de inscrição para este ano em 20%. O salário mínimo foi reajustado em 14.
A sociedade engole sapos, e muitos deles porque gosta, ou parece gostar. Ainda estou pasma com o absurdo fato de que a FUVEST-USP não - NÃO divulga a notas dos candidatos - nem chamados, nem não chamados. O termo - no lugar de aprovados - não é inócuo. Tudo, tudo é estudado para desviar a atenção para as NOTAS.
Outra tática: a FUVEST-USP faz alarde da NOTA DE CORTE DA PRIMEIRA FASE. Finda esta fase, cerca de 100.000 (cem mil) já dão como jogados fora os 120 reais pagos de inscrição e todo o estresse, sem entrar na questão das 'infinitas' horas de estudos.
Comprove você o que digo. Aguarde o "resultado" da segunda - e última fase. No site da Fuvest, você só vai encontrar a lista da PRIMEIRA CHAMADA. Sim, é só chamada. A lista não contém nota alguma. Os nomes estão em ordem de classificação, do primeiro até o último? NÃO. Isto mesmo: não há notas, nem classificação. Apenas uma lista em ORDEM ALFABÉTICA. Leitores, isso é o fim, mas nós somos o povo mais idiota do planeta -o que o Pisa - a avaliação international de educação - já sugere fortemente. Estamos atrás do Zimbábue.
Um concurso público não pode fazer isso e continuar como se nada houvesse. Só aqui mesmo, graças a nossa idiotice, falta de atenção, etc.
Ah! Ok. Você pensa que basta ir até a secretária do curso para o qual sua neta ou neta (ou qualquer outro da família) está concorrendo, para obter as notas da SEGUNDA fase de todos os candidatos. Porque, claro, só assim pode-se pensar que há um MÍNIMO de honestidade no certame. Está enganado. A secretaria vai dizer que tudo fica com a FUVEST. Então, tente a FUVEST... Ironicamente, vou desejar-lhe 'boa sorte'. Foi com tal ironia que o PROMOTOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO me recebeu, quando disse que recorreria ao Egrégio Conselho Superior do Ministério Público, diante da maracutaia do relatório que ele acabara de fazer, mandando arquivar a representação (denúncia) que eu arquivara.
Detalhes de tudo isso já foram postados aqui, quando da ocorrência, no primeiro semestre de 2011.
Enviei à denúncia a um jornalista da Folha de S.Paulo: ao email dele, após ele me escrever dizendo que tinha interesse. Sumiu, não disse mais nada.
Tudo esse contato se deu através da 'ombudsman', Suzana Singer. Que também se calou.
Seria um começo honrado para 2012. Que um "ocupe" FUVEST - cuja sede fica ao lado do portão 1 da Cidade Universitária do Butantã - resgatasse nossa dignidade e levasse à DIVULGAÇÃO das notas de TODOS. Sem isso, leitor iludido, não há efetivamente um concurso público.
Se quer provas de que minha nota de redação foi "ajustada" para muito abaixo, mergulhe no blog . Também estou à disposição pelo email e twitter.
Hipocritamente, a USP-Fuvest alega que quer proteger os candidatos do assédio de cursinhos e proteger a imagem dos medíocres. Ora, ela só está cobrindo a notas baixíssima de muitos que acabam entrando, cada vez mais obcecada por manter sua própria imagem de "excelência'.
Much of the discourse all around is power-oriented. Our texts, rather, will be appreciated by those brave enough to leave the good life of obedience in order to grow and take risks for the benefit of a multitude of others. Welcome! PORTUGUÊS acesse "apresentação do blog" abaixo
Tuesday, January 3, 2012
COM QUANTA ILEGALIDADE - ATÉ NO VESTIBULAR - A USP TENTA PREVERSAR SUA IMAGEM
SEARCH BOX ~ BUSCA
THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.