Friday, November 13, 2009

Ser Gigante - você pode? O espírito das olimpíadas

Na quarta-feira, 11, a FEA-USP promoveu o Sétimo Encontro de Marketing Esportivo, que foi coordenado - e fortemente apoiado - pelo Prof. Dr. Marcos Camponar, ele mesmo um declarado amante dos esportes. Sua palestra, a última de um evento com oito horas de duração, foi de raro conteúdo, já que, com clareza e exatidão, apontou as diversas atividades em cada uma das diversas categorias de marketing esportivo, embora, segundo acrescentou o professor - que foi consultor de marketing esportivo do Banco do Brasil -, apenas uma daquelas categorias corresponda propriamente a marketing esportivo. Estou até agora matutando sobre a pungente afirmação de Campomar de que marketing é arte, não ciência.

Ricardo Prado, o vice-campeão olímpico de natação, antecedeu Camponar, com mais uma importante palestra, esta sobre a organização de uma olimpíada. Ele encerrou sua apresentação com um vídeo que deixoou a todos, quase certamente, deslumbrados. Perguntei a ele, após o término do evento, se o vídeo estava na internet, tendo Ricardo respondido que achava que não. Está, sim, no YouTube, indicando mais de 76 mil exibições e comentários "sem-igual", "nunca antes na história" (este ao gosto de Lula e Dan Brown também). Eis o link:

http://www.youtube.com/watch?v=dbG4cGsfB6o

Trata-se de material promocional das olimpíadas de 2000: "Celebre a humanidade".

Tivemos, no encontro mencionado, o privilégio de assistir a isso numa "telona", o que, sabemos, faz muita diferença. São apenas seis minutos e quarenta e oito segundos de imagens e poucos dizeres, que vão reavivando a humanidade dos que ainda são permeáveis a coisas não negociáveis em bolsas de valores: um olá com olhos-nos-olhos; sorrisos; toques e mesmo apertões. Sobretudo, o reconhecimento da importância do outro, para que superemos a nós mesmos.

Nada disso vale em muitas igrejas, especialmente na católica.

Se você acha que ser Gigante, conforme define o vídeo, é "não mais precisar de Deus", concordando assim com um palestrante da Opus Dei, que transmitiu tal ideia durante reunião na igreja São José do Jardim Europa, há algum tempo, pule o vídeo. Melhor, esqueça de vez este blog. Nosso espírito é universal. Mas não o universal embutido no termo "católico".


SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.